terça-feira, 21 de março de 2017

Plataforma de ensino-aprendizagem

Defenição
Um Sistema de Gestão da Aprendizagem (do inglêsLearning Management System, LMS, também chamado de plataforma e-learning ou ainda sistema de gerenciamento de cursos, SGC) disponibiliza uma série de recursos, síncronos e assíncronos, que dão suporte ao processo de aprendizagem, permitindo seu planejamento, implementação e avaliação.
Dentro da categoria Ambientes Virtuais de Aprendizagem, existe uma categoria específica de aplicações denominada de Sistemas de Gestão da Aprendizagem. Esta categoria de ambiente dispõe de um conjunto de funcionalidades projetadas para armazenar, distribuir e gerenciar conteúdos de aprendizado, de forma progressiva e interativa, podendo também registrar e relatar atividades do aprendiz bem como seu desempenho. A estratégia educativa implicita visa dar suporte para que dois ou mais sujeitos construam o seu conhecimento através da discussão, da reflexão e tomada de decisões, e onde os recursos informáticos atuam como mediadores do processo de ensino-aprendizagem.
Em sua forma tradicional os ambiente de aprendizagem são espaços constituídos de salas, mesas, cadeiras, material didático, alunos e professores que interatuam conforme o entendimento desses sujeitos do que seja ensino-aprendizagem. Esses são ambiente físico, estático, determinado a priori, nos quais a atividade de aprendizagem se constrói ao longo da interação. O contexto desta interação obedece a leis de tempo e espaço, sendo que a aula se dá durante um período de tempo estabelecido e no espaço determinado do que seja a sala de aula. Já em um ambiente virtual de aprendizagem, deve-se inevitavelmente, compreender e coordenar as novas relações de tempo e espaço. O ponto de articulação entre alunos e professores não é apenas a sala de aula e o tempo determinado para as aulas. O ambiente virtual de aprendizagem é um espaço relacional criado pelas redes digitais e no qual é preciso aprender a perceber a interação por meio de sinais na interface web das aplicações. No processo de aprendizagem em ambientes virtuais, durante as primeiras interações, os aprendizes tendem a significar o ambiente como uma totalidade indiferenciada, por mais que este tenha sido concebido, planejado e executado por uma equipe de especialistas. A construção de uma plataforma a partir de ferramentas de interação não é condição suficiente para que a aprendizagem ocorra de forma significativa.
A evolução do uso de ferramentas de comunicação virtuais no ensino passa pelas mesmas fases que o uso geral da Internet: comunicação, informação e interação. A partir de necessidades de colaboração mais freqüentes surgiram os ambientes virtuais de ensino à distância (e-learning) que rapidamente se tornaram muito populares. Nos ambientes atuais, observa-se ainda uma falta de ferramentas mais adequadas de acompanhamento, o professor acaba tendo que lançar mão de planilhas eletrônicas ou anotações em papel para tentar organizar um pouco mais a informação. Em alguns dos ambientes, o acesso a informação não é facilitado, levando o professor a designar um auxiliar para ajudá-lo a acompanhar e entender melhor os alunos. Em outros casos, ele não faz esse acompanhamento de forma satisfatória e acaba provocando uma falta de motivação na turma.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_Gest%C3%A3o_da_Aprendizagem
Vantagens:

- É gratuito e seguro;
- Simples de instalar e de fácil acesso;
- Permite-nos o acesso ao material de estudo de cada disciplina;
- Através do chat podemos tirar dúvidas em tempo real;
- Não nos é imposto qualquer tipo de problema relativamente ao espaço para armazenameno de ficheiros;
- O contacto entre os professores com os alunos é de fácil acesso, podendo o docente falar com todos os alunos ao mesmo tempo ou para cada um individualmente utilizando o chat e o fórum;
- No caso do fórum umas das vantagens desta aplicação é que a informação fica registada e armazenada na disciplina em causa, podendo depois ser visualizada por todos;
- Podemos fazer uploads de qualquer tipo de ficheiro ( apresentação de slides, documentos de texto, vários tipos de imagem, vídeos, página web, aplicações java, escrita com símbolos matemáticos, ...) sem ter que descarrega-los para o nosso computador, podemos observá-los directamente no browser através da plataforma Moodle;
- A privacidade está assegurada, cada administrador têm a possibilidade de controlar quem acede, que tipo de estatuto possui na utilização dos materiais disponibilizados. O administrador possui também a possibilidade de remover ou alterar da plataforma conteúo dos que considere impróprios e que tenham sido submetidos por um dos utilizadores;
- O facto de os alunos poderem submeter trabalhos e fichas para avaliação bem como a sua realização online (exemplo: testes Hotpotatoes ) sendo visíveis ou não para todos os utilizadores.
https://sites.google.com/a/eu.ipp.pt/moodle/modo-de-utiliza-ao/5-vantagens-1

Sem comentários:

Enviar um comentário